Wanderers

Janeiro 3, 2017 14:27
Mais curtas
0
Views
   

Wanderers é uma curta muito especial que pretende relembrar-nos dos exploradores que podemos ser. Transporta-nos para uma visão encantadora de um possível futuro da exploração espacial no sistema solar.

Erik Wernquist é o realizador por trás destas imagens CGI belíssimas. Estas imagens não são só fantásticas, mas também o mais realistas possível. Pode dizer-se que os cenários são um misto de realidade e ficção. Foram usados mapas reais para as texturas das superfícies dos planetas e satélites. No entanto, muitas das estruturas são baseadas em obras de ficção científica conhecidas.

A escolha da banda sonora não podia ter sido mais acertada. Coloca-nos imediatamente naquele filme inspirador, mas a cereja no topo do bolo é a narração de Carl Sagan. Erik conseguiu autorização para poder usar algumas leituras de Carl Sagan. O antigo astrónomo, célebre pela sua série Cosmos, era dotado de um enorme talento comunicativo. A curta metragem foi elevada juntamente com esse talento.

A humanidade parou de sonhar. Após a guerra fria e a chegada à lua, parecem não haver mais horizontes. As verbas alocadas à NASA são irrisórias comparado com os dinheiros que se gastam em resgates bancários. O dinheiro gasto no resgate bancário americano equivale sensivelmente ao orçamento de 50 anos da NASA. A humanidade deixou de sonhar. A humanidade deixou de olhar o céu. Quanto vale realmente um sonho?

Existe no entanto algumas chamas que prometem reacender esta esperança. Elon Musk pode reacender o tema da exploração espacial, especialmente se tiver vantagens económicas no sector privado (turismo, exploração mineira, etc).

Por agora fiquemos com estas imagens inspiradoras de Wanderers. São talvez o mais próximo que esta geração chegará dos nossos “wanderers” vizinhos, no sistema solar.

Sobre o autor do artigo
- Músico, compositor e licenciado em informática mas acima de tudo um curioso amante de todas as formas de expressão, vulgarmente chamadas de "arte".