Tarantino’s Mind

Janeiro 5, 2015 20:49
Mais curtas
317
Views
   

A curta Tarantino’s Mind, apesar de ter o título em inglês, é uma curta brasileira que conta com a realização e guião coletivo da 300 ML e produção da Republika Filmes. A curta, que em português significa A Mente de Tarantino, é uma grande homenagem ao realizador norte-americano Quentin Tarantino, e certamente, irá agradar a legião de admiradores que este realizador possui.

Estrelada no ano de 2006 por Selton Mello e pelo ator e músico Seu Jorge, a curta tem como ambiente um bar onde dois amigos cinéfilos discutem uma teoria que estabelece ligações entre os personagens e as narrativas dos filmes de Tarantino. O personagem protagonizado por Selton Mello afirma ter conseguido decifrar o código que o Tarantino havia criado e expõe uma série de “teses tarantinescas”, enquanto que o personagem do Seu Jorge exerce um interlocutor essencial na narrativa devido às suas interrupções dotadas de comicidade.

O mérito desta curta está não só nesta teoria perfeitamente credível sobre o processo criativo do Tarantino, como na maneira de conduzir diálogos inteligentes, engraçados e coloquiais – isto é, uma mesa de bar não poderia ser o lugar mais ideal para servir de cenário. Apesar de ser apenas especulação, o conteúdo desta curta nos instiga e nos põe a pensar de tal forma que ficamos na dúvida se o Tarantino é realmente mais inteligente do que parece ser.

Mayara Festim
Sobre o autor do artigo
- Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade do Minho, Mestranda em Mediação Cultural e Literária. Interesse por todas as formas de arte, mas em especial, a sétima arte.