Sight

Agosto 29, 2016 20:21
Mais curtas
0
Views
   

Sight é um filme de graduação da famosa Bezalel Academy, que lida, de uma forma muito bem pensada, as possibilidades e perigos da realidade aumentada.

“Sight” é o sistema presente nos humanos, aplicado nos olhos. É uma plataforma ligada em rede, consciente do ambiente em que o utilizador se encontra. Isto permite ao sistema a sobreposição de realidade gerada artificialmente por cima da realidade, surgindo a designação realidade aumentada. No filme vê-se o conceito de Ludificação muito presente (em inglês Gamification). Quase como que o utilizador precisasse de um incentivo para fazer as suas tarefas do dia-a-dia, seja para cozinhar ou para fazer exercício (Pokémon GO?). A curta-metragem usa conceitos muito presentes nos jogos de hoje, sejam os “pontos” ou os “badges” que representam objetivos alcançados.

O problema surge quando as próprias relações pessoais são alvo de “gamification”. O jogo de cortar legumes pode ter melhorado a sua capacidade de cozinhar. Na verdade é o que o conceito de ludificação defende: aprender “jogando” é uma forma de aprender mais eficaz. Mas será que aplicar este conceito às relações humanas é indicado? Trará esta tecnologia novos riscos imprevistos?

A curta-metragem está muito bem executada com todos os pormenores bem pensados e CGI adequado. Ela surge numa altura em que o Google Glass foi anunciado, e agora Pokémon Go invade os smartphones. Estaremos mesmo a caminho de um sistema “Sight”?

Sobre o autor do artigo
- Músico, compositor e licenciado em informática mas acima de tudo um curioso amante de todas as formas de expressão, vulgarmente chamadas de "arte".