Quem é o Pai do Menino Jesus?

Dezembro 23, 2015 14:18
Mais curtas
0
Views
   

Como não podia deixar de ser, na véspera de Natal o Curta e Meia apresenta uma curta natalícia, mas Quem é o Pai do Menino Jesus? (2010), resultado de uma colaboração entre a RTP e o ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – está bem longe de ser a típica curta festiva, cheia de esperança, amor e prendinhas. A história começa com Madalena, uma menina de sete anos, a tentar fazer os trabalhos de casa que a sua professora lhe dera para as férias: escrever uma carta ao Pai Natal ou ao Menino Jesus e fazer um desenho do presépio. Parece um trabalho simples, mas há um problema: os pais de Madalena ensinaram-lhe que não há Pai Natal, e na sua casa não se monta o presépio.

Com este ponto de partida, a curta dá-nos a conhecer Carlos, o pai de Madalena, um homem com uma insistência verdadeiramente Scroogeana na inutilidade do Natal, e uma crença inabalável na sua superioridade intelectual por reconhecer essa inutilidade: depois de gozar com o homem que lhe serve as rabanadas por ser crente, apraz-se em trocar olhares com uma estranha numa loja de brinquedos, e quando encontra um velho amigo, a sua conversa resume-se a ataques juvenis à tradição natalícia, à família e até ao matrimónio.

Mas as coisas não são tão preto e branco como Carlos dá a entender. Afinal, quando vemos a mãe de Madalena pela primeira vez, é a chorar enquanto vê o final Do Céu Caiu uma Estrela (1946), o perene clássico de Natal. E tudo isto só dificulta a vida à pequena, que tem que fazer o desenho do presépio para a escola e não percebe bem quem é que deve desenhar ao lado do Menino Jesus. Afinal, se o pai de Jesus é Deus, não devia ser Ele a estar no presépio?

José Pedro
Sobre o autor do artigo
- Estudante de Cinema e Audiovisual. Crítico de cinema e músico amador.