Paths of Hate

Outubro 5, 2015 11:08
Mais curtas
48
Views
   

Paths of Hate é uma curta-metragem do realizador polaco Damian Nenow, que foi posteriormente adaptada para vídeo de música dos Gunship em “Fly for your Life”. O filme é sobre os demónios escondidos nas profundezas da alma humana, que têm o poder de empurrar as pessoas para o poço infinito do ódio cego, da fúria e da raiva.

Nela, dois aviadores em tempos de guerra entram em confronto pelos céus gélidos de um país sem nome. Ambos são desprovidos de qualquer identidade, os seus aviões símbolos da morte que os dois perpetuam. O estilo de animação faz lembrar o cell-shading de um jogo como Borderlands, contribuindo para a sensação contínua de ameaça. Tal é enfatizado pelas close-ups nas faces dos aviadores e dos apetrechos mortíferos dos seus veículos.

Porém, assim que as munições dos aviões terminam, a face dos dois guerreiros quebra-se numa máscara monstruosa, quase zombificada. Os céus alteram-se para uma cor vermelha que não desaparece, o sangue dos combatentes imiscuído naquele bruto mundo. Há um momento de pausa antes desta transformação, uma contemplação do percurso que os forçou àquela situação. No fim, não são mais que meros peões num eterno jogo de xadrez.

Em Paths of Hate, o ódio é uma arma de desumanização, um caminho para a auto-destruição do Homem. A curta é belíssima, com um sound-design sólido e bem composto. Assim, esta estética demarcada alia-se à temática pesada para nos oferecer uma viagem violenta pelo ódio da guerra.

 

 

João Santos
Sobre o autor do artigo
- Cinéfilo convicto, que passa demasiado tempo colado ao ecrã. Estudante de Tecnologias da Comunicação Audiovisual, com um especial carinho pela crítica e conversa acerca de cinema e televisão.