Malaria

Junho 3, 2014 19:04
Mais curtas
316
Views
   

“Malaria” é uma curta realizada pelo brasileiro Edson Oda em 2013 que nos apresenta versões pouco comuns das duas categorias onde se insere: western e animação.

O estilo de animação de Edson Oda é, no mínimo, bizarro. Um conjunto de painéis desenhados a preto e branco são transaccionados á frente dos nossos olhos pelas mãos do animador que nos fornece engenhosos efeitos cinematográficos a roçar o genial.

O estilo do western é também um pouco incomum. A um assassino a soldo é dado um cliente muito particular: a própria Morte, proporcionando uma interacção de um homem com a sua assustadora fonte de rendimento. Apesar do tema se alargar a mais do que a algum drama e a algumas trocas de tiros entre criminosos e homens da lei mantêm-se os elementos inconfundíveis do Spaghetti Western (ou Western italiano) populares nos anos 60 e que tem como expoente máximo os trabalhos do grande Sergio Leone e foram revividos com sucesso em 2012 em “Django Unchained” por Quentin Tarantino.

Edson Oda é o autor de “The Writer”, outra curta no mesmo estilo que venceu cerca de 200 concorrentes num concurso internacional relacionado com o famoso “Django Unchained” e teve direito a conhecer o mestre cinematográfico e acompanhar parte da filmagem da sua obra-prima western, o que terá certamente influenciado “Malária”. Com esta curta que apresentámos ganhou também dois prémios no “Seattle International Film Festival”, tendo vencido o “Short Film Competition Special Jury Award” na categoria de Animação e ficado em 3º no “Golden Space Needle Award” na categoria de Curta.

Sobre o autor do artigo
- Licenciado em Engenharia Informática e aluno do Mestrado em Engenharia Informática na Universidade do Minho com um grande interesse por histórias, independentemente do formato.