Fears

Novembro 9, 2015 20:29
Mais curtas
0
Views
   

A nossa relação com o medo é multifacetada. Uns receiam falar em público, outros temem serem confinados a espaços fechados, e muitas vezes amaldiçoam o próprio terror que prejudica o seu dia-a-dia de forma constante. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que é esse instinto primitivo que nos salva em certas situações, e que sem querer nos define como seres humanos.

Fears é uma curta-metragem de animação que explora esta dualidade inerente à sensação de medo. Realizado e animado por Nata Melukh da Universidade de Vancouver, o filme venceu vários prémios em festivais como Fantoche (Suíça, 2015), Insomniafest (Rússia, 2015), entre outros, como o nacional Cinanima (Portugal, 2015).

Na curta, um jovem rapaz estica o telemóvel para tirar algumas selfies, mas quando olha para o ecrã repara em vários pontos obscuros ao ombro dos transeuntes atrás de si. Estas figuras tenebrosas representam os medos íntimos daquelas pessoas, que são então explorados de forma caricata ao longo dos dois minutos de fita. Melukh utiliza a animação colorida para contrastar com o cinzento sem vida a que costumamos associar à negativa emoção.

Assim, a realizadora cria com sucesso um mundo vibrante de cores que veiculam a dupla significação atribuída ao medo: o obstáculo aterrorizante, mas também a rede de segurança que nos mantém ancorados a esta vida oh-tão-mortal.

 

João Santos
Sobre o autor do artigo
- Cinéfilo convicto, que passa demasiado tempo colado ao ecrã. Estudante de Tecnologias da Comunicação Audiovisual, com um especial carinho pela crítica e conversa acerca de cinema e televisão.