el Empleo

Junho 3, 2014 19:07
Mais curtas
591
Views
   

A curta El Empleo (em português “O trabalho”) estreada em 2008, é uma curta realizada por Santiago Bou Grasso, que denuncia e questiona as relações de trabalho modernas. A curta, que acumula um total de 102 prémios, retrata um dia na vida de um homem que está a preparar-se para ir em direção ao seu trabalho. Ao longo do processo matinal desde o pequeno almoço em sua casa até a chegar no seu trabalho, várias pessoas exercem funções que normalmente seriam exercidas por objetos, como um candeeiro ou cadeiras.

Sem diálogos e com 7 minutos de duração, a cidade criada por Grasso denuncia até que nível pode chegar a hierarquia das profissões e questiona a condição humana perante o trabalho. É interessante notar a falta de expressividade no rosto das personagens: não parecem felizes nem tristes. Simplesmente estão habituadas com aquela situação, como se fosse algo extremamente trivial. Não se cumprimentam e não trocam diálogos. Cada um vive na sua individualidade e no seu próprio mundo. Fica a reflexão.

Mayara Festim
Sobre o autor do artigo
- Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade do Minho, Mestranda em Mediação Cultural e Literária. Interesse por todas as formas de arte, mas em especial, a sétima arte.