Demência

Maio 9, 2016 17:36
Mais curtas
0
Views
   

“Demência” é uma curta-metragem experimental realizada pelo ex-aluno de Cinema da Universidade da Beira Interior, Rafael Almeida. Esta curta-metragem coloca-nos numa posição inquietante, enquanto observamos o personagem, interpretado pelo ator João Sério, enlouquecer.

Preso dentro de uma casa, o ambiente claustrofóbico, retira a noção do tempo e do espaço ao jovem, fazendo com que este comece a ver e ouvir coisas que o fazem duvidar da sua sanidade mental.
A casa, com um aspeto peculiar, tornada única com uma excelente Direção de Arte, é uma personagem, tão importante na história, quanto a de João Sério. O uso dos elementos já existentes no local e o ambiente criado através da iluminação levam o espetador a sentir-se um pouco inquieto e curioso, esperando saber o que existe na outra divisória.

Um experimental, ligado ao género de terror, já passou por vários festivais tendo pertencido à seleção oficial de alguns festivais, incluindo o Festival Shortcutz Lisboa e o Festival Bilas
Film Fest 2015. Foi nomeada para Melhor Curta de Terror Portuguesa no Festival MOTELx em 2014, para Melhor Direção de Arte e Melhor Cartaz no Festival CinEuphoria 2015 e ganhou o prémio de Melhor Curta-Metragem de Leiria no Leiria Film Fest. “Demência” também apareceu no programa “Cinemax Curtas” da RTP2.

Será que o jovem vai-se deixar sucumbir por completo à loucura?

Débora Martins
Sobre o autor do artigo
- Cozinheira amadora a tirar licenciatura em Cinema. Amante de qualquer género de arte e criadora da filosofia do Hoje é amanhã.