Curta-metragem Fuligem exibida na RTP2

Ao fim de 38 edições de Cinanima (Espinho), um filme totalmente português estreia-se como grande vencedor do festival e entra assim na história ao ser o primeiro filme nacional a vencer a competição internacional. “Fuligem” tem assinatura da dupla Vasco Sá e David Doutel e é produzido pela produtora Bando à Parte.

Desde a sua estreia em 2014, tem sido presença assídua em muitos festivais do género animação, arrecadando vários prémios, entre eles o prémio Best Short – Prémio Nacional de Animação, prémio Sophia para melhor curta de animação de 2015, entre outros.

A curta-metragem, fala sobre o encerramento das linhas ferroviárias em Portugal e a consequentemente o despovoamento à volta destas linhas que deixaram de ter serventia. Esta animação tem como base desenhos manuais com pinturas de carvão que embelezaram a curta, por também se tratar de um enredo que atravessa várias gerações em volta das linhas ferroviárias.A mesma, será exibida hoje, na Cinemax, à 00:00, na RTP2, juntamente com outros filmes.

FULIGEM_02

Curta-metragem Fuligem exibida na RTP2

Ana Sofia Mendes
Sobre o autor do artigo
- Estudante de cinema aprecia a arte em geral, mas com um gosto especial pelo cinema. Viciada em series, café, carros clássicos e desporto.