Cólera

Dezembro 17, 2014 14:23
Mais curtas
278
Views
   

“Cólera:

  1. Ira, raiva, violento;
  2. Doença que contém infecção.”

Premiada e seleccionada em diversos festivais de todo o Mundo, “Cólera”, do espanhol Aritz Moreno, baseada num comic book do Norte-Americano Richard Corben, traz-nos seis minutos de uma curta-metragem directa e pesada.

Com uma paisagem entardecida e morna, a história leva-nos para uma zona remota, onde a raiva e o medo predominam a sua população. Determinados a acabar com esse ódio, os habitantes armados com diversos materiais agrícolas, espingardas e pedras, esperam fazer justiça com as suas próprias mãos. Ao desenrolar a história deparamo-nos que devido a essa forte e cega ira o verdadeiro problema ainda estaria por começar.

Usando a Cólera em dois sentidos: uma suposta doença que ameaça os aldeões e o ódio comum dos mesmos, podemos interpretar metaforicamente várias mensagens\críticas aos habituais problemas sociais, como a intolerância ao próximo, racismo e xenofobia.

Para além disso, a curta-metragem preza também por uma excelente direcção técnica, tanto no trabalho de câmara, como nas interpretações das personagens, como no uso de um único plano de sequência com uma sonoridade ofegante.

Categoria: 2013, Ano, Curtas, Espanha, Fantasia
Mário Santos
Sobre o autor do artigo
- Formado em Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, e neste momento a meio da Licenciatura de Engenharia Informática na Universidade do Minho, teve o seu interesse despertado pela sétima arte muito cedo, principalmente por culpa do programa televisivo "Onda-Curta" e de alguns serões bem passados na RTP2.