A Van Gogh Tribute

Março 31, 2016 16:46
Mais curtas
0
Views
   

A Van Gogh Tribute, ideia original de Maria Inês Santos e realização de João Pais da Silva, é feito na unidade curricular de fotografia, inserida no curso de cinema, da UBI (Universidade da Beira Interior). A curta insere, num só plano de sequência,a recriação de várias obras de Van Gogh.

Comecemos com o pano de fundo cuja alusão é a uma das obras mais conhecidas de Van Gogh, A Noite Estrelada de 1889, com as cores diretamente aplicadas do tubo para a tela, onde prevalecem as cores primárias, tal como o amarelo. A posição e fisicalidade do ator, são semelhantes ás do pintor, cuja carreira artistica é marcada pela criação de enumeros auto-retratos, como é exemplo o Auto-Retrato de 1889. Por fim, outro ponto notável, é quadro Os Girassóis, de 1888, que se destaca entre pinturas de Van Gogh, como uma das mais iconicas, não só do artista mas também do próprio movimento.

Assim, num só plano, reuniram-se as pinceladas mais conhecidas do pintor Vincent Van Gogh, uma referência do pós-impressionismo. Uma curta levada a cabo por estudantes de cinema, que conseguiram trazer terceira dimensão ás pinturas de planos colados e pinceladas duras deste génio que foi Van Gogh.

Ana Sofia Mendes
Sobre o autor do artigo
- Estudante de cinema aprecia a arte em geral, mas com um gosto especial pelo cinema. Viciada em series, café, carros clássicos e desporto.