3×3

Dezembro 15, 2014 21:35
Mais curtas
227
Views
   

Charlie Chaplin. Buster Keaton. Laurel & Hardy. No seu silêncio fizeram rir todas as gerações do último século. Talvez porque a melhor comédia dispense palavras.

Um segurança fanfarrão e um empregado de limpeza desajeitado são os únicos ocupantes de um pavilhão desportivo. Com eles, uma bola de basquete e um cesto. Quando o segurança, atleta nato, provoca o empregado de limpeza com as suas proezas o que pode o pobre homem fazer? O que qualquer homem pode fazer para contrariar as suas desvantagens físicas: usar a cabeça. Mente versus músculo, premissa clássica de incontáveis histórias, é usada aqui com eficaz efeito cómico.

A curta é da autoria de Nuno Rocha, um realizador português de currículo escasso, sendo esta a segunda de apenas 4 curtas realizadas. Desde 2010 que não se lhe vê um trabalho original. Uma pena, tendo em conta a amostra existente.

Após obter sucesso no concurso para a qual foi concebida (o Prémio Zon Multimédia em Criatividade na categoria de Curta-Metragem), “3×3” conquistou ainda mais algumas distinções nas quais se destacam o 3rd best short film e People’s Choice Award no Naoussa International Film Festival (Grécia), assim como o Prémio RTP2 – Onda Curta no Faial Filmes Fest Festival de Curtas das Ilhas.

Sobre o autor do artigo
- Licenciado em Engenharia Informática e aluno do Mestrado em Engenharia Informática na Universidade do Minho com um grande interesse por histórias, independentemente do formato.