Lost Property

Abril 26, 2016 23:45
Mais curtas
0
Views
   

A curta Lost Property, escrita e realizada por Asa Lucander, foi lançado em 2014 no festival Edinburgh Film Festival, tendo seguido digressão por outros festivais, arrecadando sempre boas criticas.

A curta-metragem, aborda a vida de um casal de idosos, que todos os dias partem à descoberta das suas memórias, espalhadas pelos variadíssimos quartos, sendo que cada um contém uma memória diferente. Todos os dias, ao tocar do cuco, a mulher aparece ao escritório do marido, com algo novo que os leva a um quarto e assim reviver e relembrar as memórias ai contidas, onde vão colecionado fotografias desses momentos, uma vez que a mulher sofre de Alzheimer.

Ao visualizar a curta, podemos observar com atenção que o escritório, é metaforicamente a nossa memória, pois lá contém todas as chaves do quarto. Visto isto, podemos perceber que as nossas memórias estão sempre lá basta ter a capacidade de as abrir, e recordar.

Asa Lucander, apresenta-nos nesta curta a fragilidade da nossa memória, pois o que recordamos por vezes são pequenas coisas, sem muita precisão, e o quanto a falha de memória, o alzaimer, pode afetar as pessoas que nos rodeiam. Com a falta de diálogos, este filme acaba por nos passar a mensagem, tendo como base a banda sonora, que nos embrulha naquela atmosfera juntamente com os desenhos com tons escuros característicos da realizadora, também ela ilustradora, de outras curtas como por exemplo BBC Science Club, 2012, e anúncios de televisão.

Ana Sofia Mendes
Sobre o autor do artigo
- Estudante de cinema aprecia a arte em geral, mas com um gosto especial pelo cinema. Viciada em series, café, carros clássicos e desporto.